Clonagem
Um tema que vem tendo muita repercussão ultimamente é a clonagem.
Clonagem significa produzir inúmeras cópias idênticas de um mesmo fragmento da molécula de DNA.
A clonagem de organismos multicelulares pode ser realizada de duas maneiras:
Interferindo-se em processos naturais de reprodução e trabalhando-se a partir de células somáticas que normalmente não atuam nos mecanismos reprodutivos.
Nunca se comprovou que a clonagem tem muita eficiência, diversos tipos de organismos já sofreram clonagem como anfíbios e mamíferos no qual se tem o exemplo da ovelha Dolly.
Foram produzidos 277 embriões até que de um deles, a ovelha nascesse. Por ter sido clonado com células velhas ela apresentou sinais de envelhecimento precoce e artrite assim que nasceu.
A ovelha Polly que era transgênica sofreu o mesmo processo de clonagem, porém isolou-se o DNA da glândula mamária de uma ovelha adulta e o DNA humano a partir de células do sangue.
Essa ovelha produz o fator de coagulação, que é liberado em seu leite. Assim, pessoas que não produzem esse fator poderiam obter pela alimentação.
É importante frisar que não se clonam indivíduos, mas sem genomas, termo que se refere ao conjunto de todo o DNA que determinado organismos tem em suas células.
Podemos assim concluir que no futuro poderão se clonar indivíduos para usar como forma de estudos pois o custo para se clonar é muito grande.Enquanto isso só resta esperar os próximos resultados dos cientistas.
Grupo: Ana Paula Antunes Turma: A
Ana Paula Ferreira
Paloma Aparecida B. Xavier
Funec Inconfidentes
Um comentário:
Valeu Ana! A nossa primeira postagem!! Abraços!
Postar um comentário